terça-feira, 2 de julho de 2013

1 ano

hoje tá fazendo 1 ano que eu resolvi mudar o rumo da minha vida, faz 1 ano que eu resolvi dar uma basta na minha obesidade, 1 ano que comecei a escrever esse blog...como passa rápido, parece que foi ontem que iniciei minha jornada. e como foi difícil começar, achava que ia ser mais uma tentativa frustrada igual outras várias. antes de começar, muitos pensamentos negativos que eu não ia conseguir, porque já estava velha (metabolismo lento), porque isso e porque aquilo, mas graças à Deus eu não me deixei levar por essas desculpas e corri atrás do que eu queria. a obesidade me fez muito mal, muito mesmo, não no sentido de saúde, porque mesmo eu estando obesa, posso dizer que era uma obesa "saudável", meus exames de sangue sempre estavam todos OK, para não dizer que não tive nada, tive pressão alta por um tempo (mas que hoje já está ótima). mas a obesidade foi 'devastadora' para a cabeça, psicologicamente me fez muito mal, muito mesmo. eu sou uma pessoa totalmente complexada até hoje, e fora que eu me "tranquei" num mundo só meu, e hoje já não consigo sair desse 'mundo', enfim, chega de falar disso se não acaba me fazendo mais mal ainda, prefiro não pensar nisso.
a caminhada foi longa (e ainda é, porque ainda não cheguei aonde quero), cai por diversas vezes no meio do caminho, mas me levantei e segui em frente, por mais difícil que fosse continuar, alguns tropeços eu me levantei e segui rápido, outros já demoraram bastante para eu ter força para levantar e seguir em frente. mas eu tô conseguindo vencer a luta contra a obesidade, eliminando quilo por quilo, dando um passo de cada vez, e sei que essa minha luta não tem fim, infelizmente obesidade não tem cura, é um "vírus" que está dentro de você e que você tem que mantê-lo "dormindo", sempre vigilante para que ele não acorde, porque se acordar...phodeu hehehe.
nesse 1 ano consegui eliminar mais de 35kg, mas depois recuperei quase uns 5 quilos nos meses de maio e junho que eu despiroquei e tudo desandou, mas hoje estou pesando 78,5kg, então minha eliminação é de 33 quilos, o que é ótimo, maravilhoso, poderia ser maior? sim, mas não vou reclamar não, 33kg é muitaaaa coisa, então estou mega feliz por isso. e pensar que eu cogitei em fazer a bariátrica? eu cheguei até ir em um médico, mas na época meu IMC estava abaixo dos 40, pouco mais estava, acho que eu precisava pesar uns 116kg para atingir o IMC para fazer a operação, mas como eu tinha a hipertensão, o médico falou que se nos exames se confirmassem a pressão alta eu poderia fazer, porque seria uma comorbidade, aí o médico passou uma dezena de exames, muito exames mesmo, mas como eu sou uma pessoa preguiçosa não rolou de fazer, e com isso a ideia da bariátrica não foi para frente (graças à Deus) e fora que também economizei uma grana, porque nem sei se o meu plano de saúde cobriria e se cobrisse provavelmente seria a cirurgia aberta e eu queria a de vídeo que é cara pra cacete hehehe. 
ainda tenho que emagrecer de 10 a 15 quilos, apesar de muita gente ficar espantada quando digo que ainda quero emagrecer mais, mas a verdade é que ainda me sinto bem gorda (claro emagreci um monte, mas ainda estou gorda). e desses 15 quilos que quero eliminar, 10 quilos estão na barriga, pior parte do meu corpo, nossa como eu odeio minha barriga, é mega blaster grande. mas essa barriga vai sumir, nem que seja na faca, não quero ter barriga de tanquinho ou negativa, mesmo porque não tenho genética para isso, mas não quero ela gigante como está hoje, quero uma barriguinha normal.
e muita coisa melhorou nesse ano que passou. meu condicionamento físico, por exemplo, melhorou muito. eu era sedentária total, ia na padaria da esquina de moto, não andava quase nada, no serviço trabalhava sentada o dia inteiro. não tinha fôlego para nada. lembro de uma vez que fui à 25 de março e fui na Ladeira Porto Geral, e quem disse que eu conseguia subir aquela ladeira, subia um pouquinho e já estava totalmente ofegante, tinha que parar e ficar disfarçando que estava vendo vitrine para recuperar o fôlego hehehe, hoje, se vacilar, acho que consigo subir ela correndo hahaha. e hoje ando de boa, vou nos lugares a pé, e até no serviço minha função mudou e já não fico mais o dia inteiro sentada, pelo contrário, fico bem ativa no serviço, até isso me ajuda a emagrecer. e a atividade física tem sido ótima, hoje quando não faço sinto falta e a consciência pesa, e pesa bastante, mais até de quando extrapolo na alimentação.
minha auto estima também melhorou bastante. em relação as roupas também foi uma coisa maravilhosa, as calças jeans passaram do 52 ao 44 (tenho uma 42 *.*), mas ainda vou vestir 40. e comprar roupas que você gosta e não que apenas te caibam, nossa não tem coisa melhor.
enfim, o emagrecimento me trouxe muitas coisas boas. claro que nem tudo vira lindo, maravilhoso e perfeito porque você emagrece, mas dá uma melhorada sim. uma vez há muitos anos atrás ouvi de uma pessoa algo como "não é porque você vai emagrecer que o seus problemas vão deixar de existir e tudo vai ser perfeito, mas você enfrentar esses problemas em uma calça 38 te dá mais confiança" era mais ou menos assim.
agora para encerrar esse post gigante, uma fotinha de antes e depois (na verdade antes e durante), tá...foram mais de 30 quilos exterminados, mas sabe que eu vendo a foto não consigo ver uma grande diferença, vejo várias fotos de antes e depois na net e vejo uma enorme diferença que não vejo nas minhas assim lado a lado, a primeira foto eu estou mega blaster super gorda, e na segunda ainda estou bem gorda. mas vendo fotos separadas, eu consigo ver a diferença, e nossa como eu não tinha noção de quão gorda eu era, hoje eu vejo as fotos e fico assustada, mas estou conseguindo mudar isso, o que me deixa muito feliz.